Buscar
  • Di Próspero Advogados

Assédio Moral no trabalho | Di Próspero Advogados


Assédio moral no ambiente de trabalho



O assédio moral é um dos grandes problemas no ambiente de trabalho e ocorre de forma intencional e frequente.


Mas, afinal, você sabe o que é assédio moral?


O assédio moral acontece quando o empregado sofre conduta abusiva e repetitiva, independente da hierarquia, em situação humilhante e constrangedora dentro do ambiente de trabalho.


No geral, podemos defini-lo como: humilhações, ameaças de demissão, situações constrangedores, piadas e ofensas. Mas não fica restrito apenas a esses casos, é considerado também a sobrecarga de tarefas, isolamento do empregado, restrições ou controle ao uso do banheiro.


O que não caracteriza assédio moral?


As exigências com relação à execução do trabalho, divergências, ou, ainda, chamar a atenção do empregado por um comportamento inadequado, não caracteriza como assédio moral.

O Empregador pode fazer imposições, cobranças e avaliações sem abusos, sendo assim, sem a intenção de humilhar, constranger ou inferiorizar o empregado.


O que o empregado pode fazer caso esteja sofrendo Assédio Moral?


No caso de uma ação judicial, é fundamental procurar um bom advogado trabalhista. Para comprovar a prática de assédio, é recomendado ter testemunhas, o nome do agressor, anotação das humilhações sofridas, datas e tudo que conseguir sobre os casos.

32 visualizações0 comentário